O TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA SERÁ HABILITADO PARA:
O Técnico em Enfermagem Especializado em Instrumentação Cirúrgica é o profissional que atua, na maioria das vezes, no Centro Cirúrgico e em pequenas cirurgias nos setores de Pronto Socorro e Ambulatório, desempenhando atividades de enfermagem em equipe multiprofissional sob a supervisão do enfermeiro.
Para atender as demandas do processo produtivo, o Especialista de Nível Médio em Instrumentação Cirúrgica deve constituir as seguintes competências:
– Considerar a articulação da organização, complexidade, estrutura e funcionamento do Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização e Recuperação Anestésica, com o objetivo de integração com a prática profissional.
– Prever, solicitar, registrar e avaliar os materiais e equipamentos necessários à realização do ato cirúrgico, garantindo a segurança do procedimento cirúrgico e controle administrativo.
– Instrumentar cirurgias, inclusive aquelas que utilizam tecnologias diferenciadas, aplicando as normas de biossegurança, de forma a garantir que os instrumentais e materiais disponíveis estejam de acordo com a especialidade e o porte cirúrgico.
– Fornecer os instrumentais solicitados pelo cirurgião ou seu auxiliar, durante o ato cirúrgico, conforme técnica cirúrgica e asséptica.
– Identificar as situações-problema que exijam a capacidade de raciocínio e pensamento crítico e comprometimento com o conhecimento técnico e científico, garantindo a resolução do problema.
– Atuar dentro dos limites de sua competência profissional, respeitando os limites e interfaces do contexto multiprofissional em conformidade com a legislação profissional vigente.
MERCADO DE TRABALHO:
O mercado de trabalho para o instrumentador cirúrgico está em expansão e segue os passos do aumento do número de hospitais e clínicas médicas espalhados pelo Brasil. Em praticamente todos esses estabelecimentos há demanda por esses profissionais.
CARGA HORÁRIA MÍNIMA:
400 horas
12 meses
*Verificar a disponibilidade de cada Unidade